Tuesday, June 26, 2007

Flamenco - Estrella Morente



"Só saberei viver cantando e num ambiente claramente flamenco"

Estrella Morente


Nascida em Granada em 1981.


Filha do maestro Enrique Morente, da bailarina Aurora Carbonell e neta do Guitarrista de Flamenco “Montoyita”, Estrella cresceu e amadureceu como artista num ambiente de Flamenco.

Tem ganho inúmeros prémios, nomeadamente os Prémios “Onda” na categoria de melhor criação flamenca e esteve nomeada para os Grammys Latinos e Prémios Amigo.
Estrella Morente tornou-se na nova coqueluche de Pedro Almodovar ao dar voz a «Volver» tema-título do mais recente filme do realizador espanhol protagonizado por Penélope Cruz.


Aos 26 anos é já considerada como um dos nomes mais promissores do Flamenco.

Dotada de uma voz cristalina, Estrella Morente move-se suavemente entre tons quentes e sedutores, e frases emotivas e arrebatadas.

Estrella possui um conhecimento profundo da sua arte, assim como um refinado gosto que lhe é inato, o que a tornou numa referência tanto para os aficionados do Flamenco como para os amantes da música em geral, combinando as influências da sua terra natal - Granada - com as novas tendências do Flamenco do novo milénio.

«Mujeres», o seu novo álbum, é um tributo a grandes figuras femininas.


O canto de Estrella Morente não é puro nem ortodoxo mas contém elementos únicos e personalidade, o que constitui uma verdadeira revolução no panorama da tradição do «Cante Flamenco».


O FLAMENCO

O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus.
A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.
O "novo flamenco" é uma variação recente do flamenco que sofreu influências da música moderna, como a rumba, a Salsa, o pop, o rock e o jazz.
Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O “toque” e o “baile” podem também ser utilizados sem o “cante”, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o “cájon” (uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.


Muitos dos detalhes do desenvolvimento do flamenco foram perdidos na história da Espanha e existem várias razões para essa falta de evidências históricas:
-Os tempos turbulentos dos povos envolvidos na cultura do flamenco

-Os mouros, os ciganos e os judeus foram todos perseguidos e expulsos pela inquisição espanhola em diversos tempos durante a “Reconquista”

-Os ciganos possuíam principalmente uma cultura oral. As suas músicas eram passadas às novas gerações através de actuações em comunidade

O flamenco não foi considerado uma forma arte sobre a qual valesse a pena escrever durante muito tempo. Durante a sua existência, o flamenco esteve dentro e fora de moda por diversas vezes.
Foi nesta situação social e economicamente difícil que as culturas musicais de judeus, ciganos e mouros começaram a fundir-se no que se tornaria a forma básica do flamenco: o estilo de cantar dos mouros, que expressava a sua vida difícil na Andaluzia, as diferentes “compas” (estilos rítmicos), palmas ritmadas e movimentos de dança básicos.

Muitas das músicas flamencas aindas reflectem o espírito desesperado, a luta, a esperança, o orgulho e as festas nocturnas durante essa época.
Música mais recente de outras regiões de Espanha, influenciaram e foram influenciadas pelo estilo tradicional do flamenco.

in http://pt.wikipedia.org/

No comments: