Wednesday, June 13, 2007

As 7 artes




Dos 4 grandes pilares da cultura humana ARTE, MÍSTICA, FILOSOFIA e CIÊNCIA, a arte é muito provavelmente a que há mais tempo é regularmente praticada pela humanidade. Aliás, podemos encontrar arte mesmo entre os animais, ou pelos menos é o que nos parece as interessantes pinturas feitas por gorilas e outros primatas.





Temos nas pinturas rupestres a mais antiga expressão cultural humana, e é possível que o nascimento da humanidade tenha sido o nascimento da capacidade de se expressar artísticamente ainda que de forma primitiva.
A arte toca a todos nós, pois somos seres emocionais, eu pelo menos jamais encontrei algum ser humano que não demonstre apreciar alguma forma de música, um desenho ou mesmo um filme. Como um elemento indispensável da cultura humana, as diversas formas artísticas evoluíram com a história, desdobrando-se em categorias bem definidas.
É comum ouvirmos falar sobre as 7 artes, que seriam:



Música





Pintura/Desenho


    Escultura




Dança



Literatura


Teatro





Cinema




Essa classificação é bastante simples e razoável, podendo até mesmo ser hierarquizada.
O cinema surgiu em meados de 1900 dC, pelo que seja considerada a última das artes desta classificação.
Temos a partir daí, novas artes? Creio que sim.
Já é comum ouvirmos que a FOTOGRAFIA seja a OITAVA ARTE. O que suscita a discussão se não deveria ser a sétima, pois a tecnologia necessária para o cinema é básicamente fotográfica.
Porém, a fotografia teve um desenvolvimento artístico mais tardio que o cinema.
Isso associado ao facto de que já se tornou usual chamar Sétima Arte ao cinema, faz-me considerar que a posição de oitava é adequada à fotografia.
Jamais deixaremos de criar novas formas de expressão artística, embora invariávelmente nos apoiemos nos modos mais antigos.
Proponho as seguintes novas Artes:


FOTOGRAFIA



BANDA DESENHADA




VIDEOJOGOS



COMPUTAÇÃO GRÁFICA (3D)





O mais importante para a Arte é o Sentir. É o Emocional.



Aquilo que todos vivenciamos, mas ninguém consegue realmente explicar.


No comments: